quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Síndrome do Arrependimento e Sofrimento Antecipado

     Incrivelmente, com o passar do tempo fui adiquirindo a tal "SÍNDROME DO ARREPENDIMENTO"! Se ela não existe, passa a existir apartir de agora. Minha insatisfação consciente por minhas buscas e escolhas, acabam sempre por me jogar dentro desta síndrome. Minha testa ferve, borbulhando pensamentos. Eu não páro de pensar, um só instante. Até me cansa! Planejo, crio, relembro, desconstruo, reconstruo. Se fecho os olhos, sinto acima deles este peso. Outro dia vendo um progrma de TV, um entrevistado comentou que inclusive adianta o relógio em 12 minutos, para quando alguém lhe perguntar as horas, ele ter de forçar a mente a fazer a conta retirando os tais minutos para assim dizer a hora certa. No alto de seus quase 70 anos, ele afirma que ações como esta ajudam a deixar a mente sempre funcionando. Mas e para ela parar de funcionar um pouco, como faço? Não. Não adiantou fazer Yoga, nem meditação. Até tentei, mas quando via, até cantarolando alguma música eu estava. O problema ,é quando esse turbilhão de pensamentos que não cessa, age dentro de sua cabeça de uma maneira negativa. Já escrevi sobre isso, mas me sinto aos 26 com a carga de alguém de 40 anos. E quando eu experenciar os 40? Minhas preocupações terão que idade? Sempre procuro ser o mais centrado possível, às vezes sinto até que responsável demais. Me permito arriscar até os 30 anos, vendo nos 28, a linha vermelha. Então porque me preocupo tanto com o dito futuro? Porque não aproveito o momento completamente, nunca? Quem me conhece de perto, sabe que sou assim.
        De tempos em tempos crio o meu chamado "Periodo de isolamento interno", então me afasto, me recolho. Contudo, é esse periodo que me ajuda a reciclar as coisas, reavaliar minha postura, focar minhas buscas, solidificar meus propósitos. Me olho no espelho, me tenho velho! Como dizer que sou despreocupado se as linhas estão fundas, me cortando a testa? Li certa vez em algum lugar uma frase interessante: "Uma testa sem marcas é sinal de indiferença". Mas e cinco linhas bem demarcadas, significam o quê? Significam todas as escolhas erradas, todos os fracassos, todos os choros, inclusive os prantos, todos os arrependimentos principalmente com sofrimento antecipado, sendo que às vezes nem aconteciam. Significam preocupações não necessárias por coisas que nem sempre estão ao próprio alcance. E a tal vulnerabilidade? E o tal ambiente? Sinto que tentei fazer o meu melhor nos últimos três anos da minha vida, tentei mudar, tentei alcançar, tive grandes conquistas, boas alterações emocionais, pessoais, enfim. Mas tenho que aprender a maneira de não me arrepender tanto das coisas já que isso me violenta internamente... E no final, eu só pensei que quero minha testa sem linhas, de volta!!!

****************************************************************************
Reeditado em 21/15/2015

Nenhum comentário: