quarta-feira, 16 de maio de 2012

A estupidez da sociedade

        Outro dia alguém comentou sobre a filha de outra pessoa que estava apenas com vinte e três anos e já havia passado no Doutorado além de ter sido promovida na empresa onde trabalha, ao cargo de Diretora. Dizia isso, não de maneira a perceber a grande capacidade dessa menina/mulher (o que realmente merece méritos), mas como se isso fosse o caminho correto da vida, esquecendo-se de que cada pessoa caminha em seu próprio tempo. É aquilo que sempre falo sobre a estupidez que habita esta sociedade. Você "tem de" seguir o módulo, a receita pronta: nascer, crescer, estudar, graduar-se, especializar-se, ter um mestrado, um doutorado, ter uma profissão, trabalhar, casar, ter filhos, ter bens materiais, alguma posição, status e ser feliz para sempre! Até parece propaganda de Tv americana, mas é a realidade da sociedade manipuladora inclusive de países de terceiro mundo como o nosso. Que receita mais fajuta e desgastada. Há uma necessidade em categorizar as pessoas e suas funções. O que afinal é "se dar bem" na vida? Difícil resposta quando isso depende da marca de roupa que você usa! Esse tipo de sociedade que "pensa grande" no fundo é primitiva demais e ainda segue uma linha, um padrão. E eu sempre fugindo e tentando me esquivar daquilo que não quero absorver. Dessa gente consumista que mascara sua personalidade por conta do olhar do outro (elas precisam se inserir no "grupo", certo?!). Qual é o seu cargo? Onde trabalha? Quanto ganha afinal? Sei que meu modo de encarar a vida é constantemente julgado, mas não vejo isso de maneira negativa quando também sou um observador dessa maneira capitalista que muitos vivem e que em nada me atrai. E como escrevi dias atrás, não quero nada além daquilo que me pertence. Se é que algo me pertence! Prefiro fugir desse sistema embora eu ainda dependa dele, o que de certo modo me torna hipócrita. Ao menos então, consciente de tudo aquilo que não quero seguir, me tornar ou ser! Sociedade, siga sem mim...continue seguindo sem mim!

Nenhum comentário: